And the Confraternities came in thousands spilling over beyond the Square, donning their traditional robes and bearing their great crucifixes which they lined up against the walls of the colonnades. Mostly from European countries: Italy, Spain, Malta, Portugal and Ireland, some from even further afar.
And when the Pope greeted them he thanked them for their courage in braving the rain. In this Square he insisted, "I see a great variety, first of umbrellas, and then of colours and signs"…
“Popular piety”, he told them, “is a journey which leads to what is essential, if it is live ...»
Papstmesse mit Bruderschaften: „Seid Missionare der zärtlichen Liebe Gottes!“
Evangelientreue, Kirchlichkeit, Missionsstreben: Mit diesen drei Begriffen charakterisierte Papst Franziskus die Bruderschaften, mit denen er gemeinsam auf dem Petersplatz Messe feierte. Trotz des Regens war der Platz voller Banner, Trachten, Kruzifixe und anderer Zeichen der Bruderschaften, Zeichen einer lebendigen Tradition der Kirche. Franziskus:
„Über Jahrhunderte sind die Bruderschaften Schmiede der Heiligkeit vieler Menschen gewesen, die in Einfachheit eine intensiv ...»
Papa Francesco alle Confraternite: vivete le vostre realtà all'insegna di evangelicità, ecclesialità e missionarietà
Una distesa di ombrelli di tutti i colori e poi di insegne, stendardi e croci che riempie Piazza San Pietro e si allunga per via della Conciliazione: è il suggestivo spettacolo offerto dalle migliaia di fedeli, membri delle più varie Confraternite, radunati questa mattina per la Messa celebrata da Papa Francesco che conclude le "Giornate delle Confraternite e della Pietà popolare" promosse in occasione dell'Anno della Fede. A loro il Pontefice raccomanda tre aspetti fondamentali: evangelicità, ecclesialità e missionarietà. E assicura: la Chiesa vi vuole bene, la vostra è “una modalità legittima di vivere la fede”. Il servizio di Adriana Masotti:
Sono venuti da tutta Italia, Francia, Spagna, Irlanda, Malta , Polonia, il cielo a Roma è grigio e piove, ma il clima in piazza è quello dell ...»
«Autenticidad evangélica, eclesialidad, ardor misionero»: Papa Francisco a las Hermandades de todo el mundo
Citando a Benedicto XVI, el Papa Francisco destacó la importancia de la ‘evangelicidad’ de las Hermandades y de la riqueza de manifestaciones de la pieda ...»
Evangile, ecclésialité, missionnaire : les trois qualités des confraternités
|
Evangelicidade, eclesialidade, missionariedade - eixos da homilia do Papa na Missa com as Irmandades na Praça de São Pedro
O Papa começou por agradecer a sua presença corajosa no meio da a chuva, sublinhando depois que as irmandades constituem uma realidade com grande tradição na Igreja e que foi objecto de renovação e redescoberta nos últimos tempos.
Baseando-se depois nas leituras da missa deste domingo, o Papa Francisco articulou a sua homilia em três eixos: evangelicidade, eclesialidade e missionariedade.
Evangelicidade, na medida em que – disse – “toda a fé cristã está centrada no relacionamento com o Pai, o Filho e o Espírito Santo”. É este o ponto de partida e de chegada da nossa fé: “amar a Deus, ser discípulos de Cristo, vivendo o Evangelho” .
Citando Bento XVI, que usara a palavra evangelicidade em relação às irmandades, o Papa Francisco recordou-lhes que são um tesouro para a Igreja, um tesouro que os bispos latino-americanos definiram “uma mística”, “um espaço de encontro com Cristo”. E exortou-os a continuarem a beber dessa fonte inesgotável e a não se contentarem com uma vida cristã medíocre…
“Ao longo dos séculos, as Irmandades têm sido uma forja de santidade para muitas pessoas, que viveram com simplicidade uma relação intensa com o Senhor. Caminhai decididamente para a santidade; não vos contenteis com uma vida cristã medíocre, mas a vossa pertença sirva de estímulo, a começar por vós mesmos, para amar mais a Jesus Cristo.”
Eclesialidade. Mais uma vez o Papa Francisco retomou uma palavra pronunciada por Bento XVI em relação às irmandades. Recorda a primeira reunião dos discípulos e anciãos nos temos da Igreja nascente para definir o que era essencial, isto é, acreditar em Jesus Cristo Morto e Ressuscitado. E aqui o Papa fez notar “como as dificuldades foram superadas, não fora, mas dentro da Igreja”. É a eclesialidade. A piedade popular leva ao essencial – disse o Papa – “se for vivida na Igreja em profunda comunhão com os pastores.”
Assegurando-lhes o amor da Igreja e recordando-lhes que os bispos latino-americanos os definiram “uma maneira legítima de viver a fé, um modo de se sentir parte da Igreja”, o Papa Francisco convidou-os a serem verdadeiros pulmões da Igreja:
“Amai a Igreja! Deixai-vos guiar por ela! Nas paróquias, nas dioceses, sede um verdadeiro pulmão de fé e de vida cristã, um ar fresco."
O terceiro aspecto sublinhado pelo Papa na sua homilia foi a missionariedade. Depois de pôr em realce as cores e os sinais de cada uma dessas irmandades, o Papa recordou-lhes que a sua missão específica é “manter viva a relação entre a fé e as culturas dos povos a que pertencem” . E fazem-no – proseguiu - com gestos que “envolvem os sentidos, os sentimentos, os símbolos" dessas culturas". Gestos que devem indicar a centralidade da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo tanto neles próprios e na comunidade. Deste modo levam Cristo às pessoas simples, aos pequeninos. É um gesto evangelizador – frisou o Papa Bergoglio - exortando as irmandades a serem verdadeiros evangelizadores, a serem pontes que levam a Cristo, pois que cada cristão e cada comunidade é missionária na medida em que transmite e vive o Evangelho e testemunha o amor de Deus sobretudo em relação aos que se encontram e dificuldades… E o rematou recomendando-lhes que se esqueçam destas três palavras:
“Evangelicidade, eclesialidade, missionariedade. Peçamos ao Senhor que oriente sempre a nossa mente e o nosso coração para Ele, como pedras vivas da Igreja, para que cada uma das nossas actividades e toda a nossa vida cristã sejam um luminoso testemunho da sua misericórdia e do seu amor. E assim caminharemos para a meta da nossa peregrinação terrena, para a Jerusalém do Céu. Lá já não há templo algum: o próprio Deus e o Cordeiro são o seu templo; e a luz do sol e da lua cedem o lugar à glória do Altíssimo. Assim seja.”
fonte
Sem comentários:
Enviar um comentário